Perguntas Freqüentes

Para usar as planilhas, é necessário ter acesso e conhecimento básico sobre softwares de gestão de planilhas (ex., Excel, Google Sheets). Para aqueles que já usaram esse tipo de programa, mas que não se sentem seguros, pode ser útil revisar como usar a função de SOMA, como escrever as fórmulas básicas de adição e divisão, como copiar e colar informações e como vincular células contendo informações. Algumas habilidades matemáticas básicas também são úteis para a compreensão dos resultados da análise no Passo 5. Para aqueles que não têm experiência recente em cálculo de custo total, custo médio, lucro líquido ou taxa de retorno, será útil rever o capítulo 2 do Guia do Usuário.

A ferramenta Green Value é configurada para que um conjunto de planilhas seja concluído por um período produtivo, como um trimestre, um semestre, uma estação de colheita (que pode ser de algumas semanas ou vários meses) ou um ano. Para análise de um período de tempo mais longo (por exemplo, 20 anos) que inclui múltiplos períodos produtivos, os usuários podem inserir o custo total e a renda total para cada período produtivo na folha de cálculo do Valor Presente Líquido (NPV) disponível na Edição 3 (publicada em meados de 2017). A planilha do VPL permite aos usuários ver como os custos e a renda variaram ao longo do tempo, bem como para calcular o valor presente líquido da produção e venda do produto ou serviço.

A edição 3 da ferramenta de análise financeira do Green Value possui uma versão desenvolvida para monitorar e analisar os custos e os rendimentos de até três produtos diferentes, como madeira, castanha-do-Pará e frutas de açaí. A planilha de resumo apresenta indicadores financeiros de cada produto ou serviço, bem como para o sistema produtivo como um todo. Se os usuários quiserem analisar produtos que são o resultado das mesmas atividades produtivas, a planilha do Resumo pode ser modificada para calcular o custo da matéria-prima, por exemplo, a extração de toras, bem como um produto primário, como tábuas.

A ferramenta Green Value é, acima de tudo, para a tomada de decisão, não é uma ferramenta de contabilidade. As recomendações que ela dá para organizar as informações de custo e sobre a depreciação das máquinas e do equipamento são diferentes das normas contábeis. No entanto, recomenda-se que os usuários aprendam como modificar o sistema de contabilidade e/ou as planilhas da Green Value para facilitar a utilização da mesma informação em ambos os sistemas.

Os criadores da ferramenta Green Value gostam da flexibilidade dada aos usuários ao manter a Green Value em um formato de planilhas. As duas principais vantagens disso são: (1) as planilhas podem ser modificadas pelos usuários para funcionar melhor em iniciativas específicas; e (2) os usuários podem clicar em uma célula para ver ou modificar as fórmulas e os links caso necessário.

A Green Value serve para a análise financeira. As análises econômicas muitas vezes incluem externalidades negativas e positivas, valores sem preço de mercado e, geralmente, leva em consideração os custos de oportunidade relacionados com outras atividades produtivas.